Mar Motto
FESTIVAL
O Mar Motto realiza-se num tempo em que o oceano, tal como o conhecemos, corre o risco de se alterar drasticamente.
Espécies, ecossistemas e recursos, outrora tomados como garantidos, desaparecem a pouco e pouco, e tornam-se noutros lugares, noutros desertos, noutras cores…
O festival surge assim como um conjunto de iniciativas que abordam e celebram o oceano e promovem a sua conservação. Apresenta-se com carácter prático, em torno das áreas criativas das artes, música, gastronomia, ciência, como gancho unificador e pedagógico, através de uma linguagem partilhada entre todos, como ferramenta para despertar positivamente o envolvimento, aprendizagem e discussão para uma sociedade mais consciente e informada.
Um projeto
Cultural
Ambiental
Criativo
Transversal
Participativo
MISSÃO
INFORMAR
Dar a conhecer, debater e abordar diferentes temas, realidades, pontos de vista sobre o oceano, os riscos que enfrenta e as soluções que passam por nós, enquanto cidadãos, para travar essas ameaças e acelerar as medidas que o protegem.
INSPIRAR
Apresentar obras, conteúdos, conversas e peças artísticas capazes de gerar um movimento galvanizador que amplifique uma mensagem de justiça ambiental e contagie positivamente a comunidade.
INCONFORMAR
Inquietar e inspirar para a ação, mudança e reflexão. Despertar consciências em prol da conservação marinha e inspirar a revolução de mentalidades de modo a que a sociedade assuma um papel ativo na preservação dos ecossistemas.
APROXIMAR
Criar e fortalecer laços entre pessoas de comunidades, contextos, territórios e realidades diferentes, de forma transversal, através da partilha, da participação e da valorização.
PROMOVER
Amplificar e dar a conhecer outros projectos, iniciativas e vozes que representam o oceano e promovem a sustentabilidade, contribuindo para a criação de oportunidades e partilha de ideias.
Manifesto
AVISO À POPULAÇÃO
É urgente agitar as águas, levantar ondas, criar algumas tempestades. Manter a inquietude, ficar alerta, ir aprendendo a gerir certos estados de emergência e de imergência. Recomendamos que abalem sem fugir. Batam o pé. A atividade “císmica” pode tornar-se intensa, por teimosia, e é natural que a Terra trema, o mar se revolte e a gente também. Em situações como esta podem ocorrer períodos de agitação legítima, contra-correntes, ventos fortes, por vezes radicais livres. Em situações como esta, falar, pintar, escrever, desenhar, documentar, pensar, olhar podem ser primeiros socorros. Pode ser uma saída. No fundo, azul. Em situações como esta, à cautela, importa não ficar em casa. Parece-nos um bom plano.